Governador assina contrato para construção da ‘Ponte do Futuro’ que interligará Santa Rita, Lucena e Cabedelo 

O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta terça-feira (13), o contrato para o início da construção do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Santa Rita, Lucena e Cabedelo através da ‘Ponte do Futuro’.

A obra da mega ponte sobre o Rio Paraíba, possui um investimento de R$ 465,5 milhões e será realizada pelo Consórcio Jampa, composto pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções LTDA.

O contrato deve ser publicado na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, segundo o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira.

O consórcio vencedor foi anunciado em 5 de agosto, com o projeto do Consórcio Jampa superando as propostas de outros cinco consórcios de construtoras, com empresas nacionais e estrangeiras participantes. O valor apresentado pelo consórcio é 19,57% inferior ao estimado pelo DER-PB.

Ponte do Futuro
Imagem: Divulgação/DER-PB

A expectativa do Governo do Estado é que a construção do Complexo Rodoviário, que inclui a ‘Ponte do Futuro’ sobre o Rio Paraíba e novos trechos de rodovias, comece no final do ano, em dezembro, com previsão de conclusão da obra em 2026.

O empresário Arnaldo Gaspar Neto, representante do consórcio liderado pela empresa A. Gaspar, afirmou que os serviços deverão ser iniciados em cerca de 120 dias.

“A partir de agora, nós vamos fazer as sondagens para que possamos fazer os projetos. Nós devemos gerar entre 600 e 800 empregos diretos e isso é um volume financeiro muito grande, além dos equipamentos e materiais e temos a segurança de que vamos cumprir os prazos porque temos a garantia de receber as medições em dia”, declarou.

Sobre a Construção

Segundo o projeto, as obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5m e acostamento de 2,5 m.

A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 480m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.

Melhorias na mobilidade

A construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, reduzindo o tempo de viagem, afirma o DER-PB.

Atualmente a circulação de veículos pesados, especialmente os ligados ao transporte de cargas do Porto de Cabedelo, causa transtornos na Região Metropolitana da Capital, incluindo congestionamentos, acidentes de trânsito e aumento na poluição ambiental.

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